
Telma de Jesus – 2000
Miss Portugal 2000 – Telma de Jesus
Representou Portugal no Miss Universo 2001 em Porto Rico
SIC – Programa Boa Tarde – 12/12/2013, numa participação com a Miss Portugal 1965
NOTICIAS Magazine – 24/11/2013
Tinha terminado o 12.º ano e trabalhava numa loja de roupa. Fez tudo pela calada, apenas com a cumplicidade da mãe. «Fui-me maquilhar a uma esteticista, fiz fotos numa loja de fotos e enviei. E pedi à minha mãe para não contar nada a ninguém. Nem ao meu pai. Não gostava de perder e queria manter tudo em segredo.»
«Quando fiquei nas 16 escolhidas nem queria acreditar. Fazia atletismo, era muito magra, a minha autoestima não era grande coisa. Sentia que estava com sorte.»
O ambiente, garante, era sadio. Não havia picardias nem minigrupos rivais. Depois, veio a saber que havia lá manequins que já eram conhecidas e ninguém esperava que ganhasse. Telma Santos tinha 18 anos e pouco ou nada tinha saído de Setúbal, terra natal. Ver como as tratavam em cada cidade que visitavam deixou-a exultante. «Sentíamo-nos importantes!»
Quem foi ver a final foi a mãe e o namorado da altura. O pai, que já sabia, achou que dava mais sorte se ficasse em casa. E, pelos vistos, deu. Telma ganhou o título de Miss Portugal e, no ano seguinte, disputou o Miss Universo em Porto Rico: «Tínhamos polícias para nós, estávamos protegidas como se fôssemos joias. Ali, sim, havia glamour e era a sério! Eu parecia um passarinho que saiu do ninho e não sabia como voar.»
Depois, foi a moda. O primeiro desfile, o primeiro catálogo, as primeiras viagens sem ninguém a acompanhar. O ter de se desenvencilhar sozinha. «Cresce–se imenso porque passamos muito tempo sozinhas. Fiquei muito mais segura e mais forte. Nunca me vou esquecer da primeira vez que fui a Paris, em trabalho, a Londres, a Milão… Vivia uns tempos aqui, outros ali. A moda proporciona uma vida muito rica.»

