Telma de Jesus – 2000

Telma de Jesus – 2000

Miss Portugal 2000 – Telma de Jesus

Representou Portugal no Miss Universo 2001 em Porto Rico

SIC – Programa Boa Tarde – 12/12/2013, numa participação com a Miss Portugal 1965

 

NOTICIAS Magazine – 24/11/2013

Tinha terminado o 12.º ano e traba­lhava numa loja de roupa. Fez tu­do pela calada, apenas com a cum­plicidade da mãe. «Fui-me maquilhar a uma esteticista, fiz fotos numa loja de fotos e en­viei. E pedi à minha mãe para não contar na­da a ninguém. Nem ao meu pai. Não gostava de perder e queria manter tudo em segredo.»
«Quando fiquei nas 16 escolhidas nem queria acreditar. Fazia atletismo, era muito magra, a minha autoestima não era grande coisa. Sentia que estava com sorte.»
O ambiente, garante, era sadio. Não havia picardias nem minigrupos rivais. Depois, veio a saber que havia lá manequins que já eram conhecidas e ninguém esperava que ganhasse. Telma Santos tinha 18 anos e pou­co ou nada tinha saído de Setúbal, terra na­tal. Ver como as tratavam em cada cidade que visitavam deixou-a exultante. «Sentía­mo-nos importantes!»
Quem foi ver a final foi a mãe e o namora­do da altura. O pai, que já sabia, achou que dava mais sorte se ficasse em casa. E, pelos vistos, deu. Telma ganhou o título de Miss Portugal e, no ano seguinte, disputou o Miss Universo em Porto Rico: «Tínhamos polí­cias para nós, estávamos protegidas como se fôssemos joias. Ali, sim, havia glamour e era a sério! Eu parecia um passarinho que saiu do ninho e não sabia como voar.»
Depois, foi a moda. O primeiro desfi­le, o primeiro catálogo, as primeiras via­gens sem ninguém a acompanhar. O ter de se desenvencilhar sozinha. «Cresce–se imenso porque passamos muito tem­po sozinhas. Fiquei muito mais segura e mais forte. Nunca me vou esquecer da pri­meira vez que fui a Paris, em trabalho, a Londres, a Milão… Vivia uns tempos aqui, outros ali. A moda proporciona uma vida muito rica.»

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *